Ervilhas com ovos escalfados à minha moda
A minha filha adora ervilhas com ovos escalfados, por isso é uma refeição que faço várias vezes cá por casa. Esta não é a receita tradicional, mas sim uma das várias formas que utilizo para fazer este prato. Vamos lá?
Comecei com dois tomates a precisar de ser consumidos, meio alho francês nas mesmas condições, duas cenouras que estavam perdidas na gaveta do frigorífico e dois dentes de alho. A seguir lembrei-me das ervilhas e tratei de as ir buscar ao congelador; do frigorífico trouxe também os ovos (8) e um copo de vinho branco.
Piquei os tomates, cortei as cenouras em cubinhos e o alho francês em meias luas e laminei os dentes de alho. Pus tudo dentro do wok com um fio de azeite e deixei refogar um pouco. A seguir juntei o vinho e as ervilhas, temperei com uma mistura de sal grosso e ervas aromáticas, tapei, deixei levantar fervura e aguardei 5 minutos. Juntei os ovos um a um, tapei novamente e deixei cozinhar 9 minutos em lume médio baixo (cá em casa todos gostam da gema do ovo bem cozida; se não for o caso, é uma questão de reduzir este tempo).
Et voilá! Ervilhas com ovos escalfados numa das versões cá de casa, que rendeu almoço para três e jantar para outros três.